sexta-feira, 23 de março de 2007

Bem-vindo Bicharal

No início da semana chegou à APM mais uma turma de alunos para o 1º Ano do CFO.
Mais conhecidos como bicharal, diferente dos calouros das faculdades, estes alunos estão enfrentando e irão enfrentar diversas dificuldades para se adaptar à nova realidade. Já no começo se impactam com a dura rotina da Academia, mas diferente dos duros anos passados, o Bicharal parece não ser o mesmo.
Diversos Oficiais da antiga reclamam das noções de hierarquia e disciplina dos novos Oficiais PM, que são desatentos, descomprometidos institucionalmente, etc e tal.
Teria este novo perfil relação direta com a nova forma de forjar o Aluno da Academia? O processo começa já na adaptação. Antes eles além de marchar e correr o dia todo durante a adaptação eles tb rolavam, rastejavam, onde muitos desistiam só de ver. Para beber água era saltitando e cantando. Que saudade dos velhos tempos.
Hj, muito mais acoxambrados não podem mais rolar e rastejar pois vão se sujar, não podem saltar para preservas as articulações, não podem mais cantar pois danifica as cordas vocais. Onde vamos parar?
O verbo piscar é estranhamente aplicado neste caso. Mas andam "piscando" faz tempo. Os antigos fizeram isso tudo e muito mais e nem por isso morreram.
Onde estão as tradições? Será q tudo passa?
Espero q não percamos nossas características todo especiais de Policiais "MILITARES" e a Academia não acabe se tornando FaFO(Faculdade de Fomação de Oficiais).

quinta-feira, 15 de março de 2007

O convênio PMERJ x UCAM - O que vc sabe?

Amigos, tb estou ansioso pra saber das novidades. Além das novidades, tb gostaria de saber as opiniões e sugestões dos leitores sobre tal convênio.
Daí, me vieram à cabeça algumas perguntas, que tb podem ser dúvida de muitos. Quem souber a resposta, por favor, faça-nos saber! Quem tiver uma crítica, faça-nos saber tb! Quem tiver alguma pergunta, poste-a!

Questões:
1 - Futuramente o formando do CFO sairia com diploma de Bacharel em Direito da PM x UCAM? Qual o título receberia o Oficial formado na APM?
2 - As praças da PM teríam vez nesse convênio, ou se resumiria aos Oficiais?
3 - A UCAM pagaria o corpo docente da APM? E os Instrutores Militares, Oficiais e Praças, finalmente ganhariam pelas aulas dadas?
4 - Se uma Praça da PM(Soldado, Cabo, Sargento...) for professor da UCAM, ele poderia dar aulas aos Alunos Oficiais?
5 - Os alunos civis da UCAM iriam assistir aulas juntamente com os militares na APM? Caso positivo, como ficaria a questão do internato para os Alunos Oficiais?